1650-00-00

1650-00-00 : Origem da devoção que tem os moradores desta ilha em visitar as Cazas de Nossa Senhora

Sumário

O manuscrito intitulado Creação e Progresso da Congregação Heremitica dos Padres e Irmãos do Valle das Furnas da Ilha de Sam Miguel escravos heremittas de Nossa Senhora da Consolação que depois com a imagem da mesma e por cauza do fogo vierão habitar em Val de Cabassos valle da Piedade na hermida de Nossa Senhora da Conceipção na costa da dita Ilha yunto ao porto da villa de Agoa de Pao e redigido em 1665 pelo padre Manoel da Purificação (160?-1678), ministro da Congregação dos eremitas narra de uma maneira geral a vida dos ermitas na ilha e descreve as romarias feitas pelos habitantes da mesma. O capítulo 35, intitulado De como os sinco heremitas continuarão na ermida de N. Sra da Conceipção no Valle da Piedade de Val de Cabassos ate o anno de 650 e o fructo que fizerão apresenta elementos e detalhes referentes à devoção de visitar as Casas de Nossa Senhora da ilha, fundamento principal da prática dos Romeiros de São Miguel.

É interessante notar que na margem esquerda da primeira página deste capítulo foram acrescentados (a caligrafia é diferente da do texto principal, mas com muitas semelhanças à escrita de um dos continuadores – provavelmente o ministro Francisco Pacheco de Santa Ana – deste manuscrito.) dois elementos. Há uma data : o ano de 1650, que corresponde ao último ano de ermitagem dos eremitas no na ermida de N. Sra. da Conceição do Vale de Cabaços em Água de Pau. De seguida, há uma nota ou título: Origem da devoção que tem os moradores desta Ilha em vizitar as Cazas de Nossa Senhora e que dá a impressão que o autor desta nota associa a origem da devoção às Casas de Nossa Senhora à catástrofe – tremores de terra e erupções vulcânicas – de 1630. No texto principal são descritas algumas das características inerentes a estas romarias, cujo principal objectivo era o de visitar as casas de N. Sra. da ilha, que no ano de 1650 eram 71. De seguida, o autor refere que homens, mulheres e até mesmo crianças participavam nestas romarias, o que deixa transparecer que, nesta época, esta prática era mixta. Os romeiros percorriam a ilha descalços. Eram romarias que duravam vários dias e se relaizavam durante o dia e a noite. No entanto, era durante o verão que havia um número bastante significativo de romeiros. Os participantes eram sobretudo pessoas do meio rural.

Relativamente a esta devoção, o padre António da Assumpção (1610-1680), eremita da congregação escreveu, na fase final da sua vida, um manuscrito, considerado hoje como desaparecido, intitulado Peregrinação que costumam fazer os moradores desta ilha de Sam Miguel visitando as Igrejas de Nossa Senhora. Este título confirma, uma vez mais, a existência das romarias com a devoção de visitar as casas de Nossa Senhora.

Bibliografia

PURIFICAÇÃO, Manoel da. Congregação dos Eremitas de Nossa Senhora da Consolação, Vale das Furnas : principios […]. In Fundo Ernesto do Canto (série manuscrita). 1 vol., n°44, 1665. pp. 152-153.

MACHADO, Diogo Barbosa. Bibliotheca lusitana : história, crítica e cronologia. Tomo I, Coimbra : Atlântida Editora, 1965. p. 328.

Imagens / Texto

Insérer Annexe 1

Capitulo 35 : De como os sinco heremitas continuarão na ermida de N. Sra da Conceipção no Valle da Piedade de Val de Cabassos ate o anno de 650 e o fructo que fizerão

Cette entrée a été publiée dans Romeiros de São Miguel, século XVII. Vous pouvez la mettre en favoris avec ce permalien.

Les commentaires sont fermés.