1630-09-02

1630-09-02 : Tremores de terra e erupção vulcânica das Furnas, ilha de São Miguel que causou danos materiais e humanos. Foi chamado o « Ano da Cinza », pois a nuvem de cinza foi tão densa que foram necessárias tochas durante o dia e em todas as ilhas ficou a vegetação recoberta de cinza.

Sumário

Durante toda esta crise de tremores de terra (durante todo o mês de Setembro e início de Outubro) foram realizadas várias procissões em toda a ilha.

O Frei Agostinho Monte Alverne, na sua obra Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores (Vol. II) ao referir-se à erupção vulcânica de 1630 que destruiu as Furnas explica que os ermitas que habitavam na ermida de Nossa Senhora da Consolação no chamado Vale das Furnas foram obrigados a deixar o dito lugar e mudarem-se para a ermida de Nossa Senhora da Conceição, Val de Cabaços, em Água de Pau. Neste contexto, ele fala da existência de uma penitência realizada pelos moradores da ilha, a de correr as casas de Nossa Senhora da ilha a pé e descalços, de dia e de noite. Também indica o número de casas de N. Sra visitadas pelos romeiros, no ano de 1635 visitavam 61 Casas, incluindo a do Val de Cabaços para pernoitar.

Bibliografia

Erupção de 1630:

CHAGAS, Frei Diogo das. Espelho Cristalino em Jardim de várias flores. Ponta Delgada : Secretaria Regional da Educação e Cultura, Direcção Regional dos Assuntos Culturais e da Universidade dos Açores, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, 1989. p.197

CORDEIRO, Pe António. História Insulana das ilhas a Portugal sugeytas no Oceano Occidental. Lisboa : Região Autónoma dos Açores, Secretaria Regional da Educação e Cultura, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1981. p. 164-166

GONÇALVES, Padre Manoel. Lembrança á cerca d’esta erupção feita pelo P.e Manoel Gonçalves. Jesuita, do Collegio de Ponta Delgada. In Arquivo dos Açores. Vol. II, Ponta Delgada : Instituto Universitário dos Açores, 1980. pp ; 537-538 ; 545.

MONTE ALVERNE, Frei Agostinho. Crónicas da Provincia de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores. vol. II, Ponta Delgada : Edição do Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1961. p. 291.

MALDONADO, Pe Manuel Luís. Fénix Angrense. Vol. II. Angra do Heroísmo : Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1990. p. 129

Romarias:

MONTE ALVERNE, Frei Agostinho. Crónicas da Provincia de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores. vol. II, Ponta Delgada : Edição do Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1961. pp. 372-373.

Imagens / Texto

Cette entrée a été publiée dans Romeiros de São Miguel, século XVII. Vous pouvez la mettre en favoris avec ce permalien.

Les commentaires sont fermés.